sexta-feira, 11 de maio de 2012

Cerveja light?? Será?

Opção para quem está de dieta, cerveja light tem redução de até 25% de calorias.

Quem está de dieta e não quer retirar a cerveja do happy hour pode optar pelas cervejas lights. Com redução de até 25% de calorias, a bebida, segundo a mestre cervejeira e sommelier de cerveja, Cilene Saorin, tem como característica ser ainda mais leve do que as cervejas pilsen.
O que garante a menor quantidade de calorias é o teor alcoólico reduzido. "O álcool é uma das substâncias mais calóricas que existem. Cada um grama de álcool tem 7 calorias, portanto, quanto maior o teor alcoólico de uma cerveja, maior será sua quantidade de calorias", explica Eliane Colis, nutricionista do Instituto de Medicina Sallet.
Regina Pereira, diretora do departamento de nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de SP, alerta que ainda assim o consumo deve ser feito com moderação. "O recomendado para quem não quer ingerir muitas calorias é tomar até três latinhas, pois se tomar cerveja em grande quantidade nada vai adiantar a troca", afirma.
Os pacientes diabéticos devem ficar atentos ao consumo, pois a cerveja light tem maior quantidade de açúcar do que a normal.
Associação
A cerveja está sempre associada com porções fritas e calóricas disponíveis nos bares. Para não ganhar todas as calorias reduzidas com a troca da cerveja normal pela light, escolha sempre opções com baixo teor de gordura.
"O ideal é um petisco mais leve, como o tremoço, que é um grão de baixo valor calórico, a azeitona, uma berinjela, peito de peru e até mesmo uma saladinha", recomenda Pereira.
Evite comer pães em excesso e petiscos gordurosos, como provolone à milanesa, batata frita e calabresa frita.
Sabor
Para reduzir as calorias, a cerveja light tem redução de teor alcoólico e carboidratos e tem mais água acrescentada em sua fórmula. "Do ponto de vista sensorial elas são ainda mais delicadas e menos intensas do que as cervejas mais populares brasileiras", explica Saorin.
Para que a cerveja light chegue a mesa com uma boa qualidade sensorial, não pode haver nenhum desajuste tanto na produção quanto no transporte e armazenamento.
"Alguns processos como congelar e depois descongelar e deixar a cerveja esquentando no sol já afetam a qualidade de qualquer cerveja, especialmente da light por ela ser mais delicada"
Vejam a reportagem completa:
http://boaforma.uol.com.br/noticias/redacao/2012/05/11/opcao-para-quem-esta-de-dieta-cerveja-light-tem-reducao-de-ate-25-de-calorias.htm

Um comentário:

Diz ai!